Especialidades / Gestantes
Fase singular de qualquer mulher, a gestação exige uma série de cuidados desde orientação nutricional, como aumento da ingestão hídrica, diminuição do sal e conservantes, incremento de alimentos ricos em ferro (carne vermelha rica em hemoglobina tipoII de preferência), ricos em complexo vitamínico B, Omega 3... .
Proibição no uso de medicamentos principalmente dos Anti-inflamatórios e Anti-depressivos. Cuidado no contato íntimo inalatório com substâncias químicas fortes como Tolueno, Formol muito utilizado em alisamento de cabelo em salões de beleza, Tinner e Tintas em reformas domiciliares, acetona... .
Além de inúmeros exames de rastreamentos sanguíneos para alguma doença pré- existente como Hipotireoidismo e discrasias sanguíneas muito freqüentes; são investigadas sorologias para HIV, Sífilis, Cmv, Hepatite B e C, Toxoplasmose e Rubéola .
Exames para rastreamento de infecção são realizados bi ou trimestralmente. Avaliação radiológica para monitorar uma formação adequada do feto é realizada por no mínimo seis vezes através do Ultrassom inicialmente transvaginal até as doze semanas iniciais, passando ao obstétrico até o final da gestação, sendo ao menos três especiais morfológicos detalhando a formação dos órgãos fetais, em épocas específicas durante o período.
Importante durante todo acompanhamento o profundo preparo psicológico, muitas vezes com auxílio de equipe
multidisciplinar através de psicóloga, nutricionista e fisioterapeuta no preparo físico; Salientar as profundas
mudanças físicas e fisiológicas características da gestação e que pode ser dividida , para que a paciente não
acumule muita informação, em três fases representando os três trimestres do período. Assim como sinais e sintomas
ocasionais como sangramentos eventuais e outros, preparando assim a paciente para que adquira tranqüilidade na boa
evolução desta fase e com menor desgaste. O mecanismo de parto deve ser explorado próximo ao fim do terceiro trimestre
preparando não só a paciente mas também toda família que certamente participa destes momentos finais, passando
tranqüilidade e em outro extremo preocupação e desespero.
Diariamente as pacientes perguntam qual a via de parto indico; Na verdade, a não ser que haja alguma patologia instalada durante a evolução da gestação, como doença hipertensiva específica da gestação nos seus variados graus(DHEG) ou Diabetes Gestacional descompensada , ... representando exemplos freqüentes, oferecendo grau de risco materno ou fetal que obrigue o profissional a optar pela interrupção da gestação através do parto tipo cesárea; A opção sempre será o belo mecanismo natural do Parto normal. Neste país na verdade a opção, na pratica de consultório, acaba sendo de escolha da paciente pelo livre arbítrio.