Especialidades / Fase Adulta

A mulher nesta longa fase, que aproximadamente vai de 18 a 48 anos de idade, deve realizar exames de rotina anualmente. Uma boa conversa com seu ginecologista referindo todas sua queixas seguido de um bom exame físico complementado com exames laboratoriais e radiológicos são necessários.

Ensinar a paciente a realizar auto-exame para identificação de possíveis nódulos mamários e axilares é fundamental, assim como manipulação vaginal possivelmente identificando alterações como freqüentemente “ verruguinhas”,e outras, sugestivas de condilomatose, ou seja, manifestação cutânea de HPV.

Vulvospcopia, Colposcopia e citologia oncótica, conhecido como “ Papanicolau” são exames goldstandart para detecção precoce de lesões causadas pelo HPV subtipos oncogênicos, mais agressivos, precursoras de câncer (de vulva, vagina, colo e útero) a longo prazo se não tratadas; Já que a incidência deste vírus na população feminina é muito alta chegando a estimados 80%, e o resultado da sua atividade x imunidade deve ser constantemente acompanhado, podendo estar latente ou ativo em cada organismo e momentos diferentes.


As queixas de consultório mais freqüentes nesta fase costumam ser as irregularidades menstruais e os corrimentos vaginais. Normalmente tratam-se de sangramentos disfuncionais e desequilíbrio da flora vaginal por predominância fungica, bacteriana ou mista; Ambos, assim como infeccção urinária, têm relação com queda da imunidade como resultado de forte impacto emocional ou stress, muito comuns atualmente ainda mais com a plena entrada da mulher no mercado de trabalho.

Miomas e pólipos endometriais devem ser avaliados, muitas vezes através de métodos de imagem como ultrassom, tomografias e;ou histeroscopia(HSC) e quando surgem, dependendo da localização, acarretam em sangramento fora de hora ou fluxo aumentado assim como cólicas mais fortes. Cistos mamários e ovarianos diversos podem apresentar características e origem tecidual variadas e devemos estar atentos.

A vida de casal e libido são constantemente abordados durante a consulta, surge como assunto eventual porém domina facilmente o diálogo com o profissional médico; cercado de expectativas e muitas dúvidas sempre é um tema interessante de caracter excitante e que normalmente exige um entendimento multifatorial.

Abordagens nas fases da mulher:

Rua Baltazar da Veiga. n634. Vl Nova Conceição - SP
Av. Caminho do Mar 1850 cj102. SBC - SP


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0